sobre-a-aamn

Sobre a AAMN

A Associação de Apoio à Mulher Portadora de Neoplasia (AAMN) é uma instituição sem fins lucrativos e tem como objetivo apoiar o tratamento ambulatorial de mulheres de baixa renda portadoras de câncer.

Nossa MISSÃO: Promover as condições necessárias para o bem estar das mulheres com câncer, durante seu tratamento e promover ações preventivas.

O tratamento do câncer consiste, na maioria das vezes, de cirurgia seguida de tratamento ambulatorial de quimioterapia ou radioterapia, o que pode aumentar em até 99% a sobrevida da paciente em dez anos. Na quimioterapia, a paciente submete-se a uma aplicação de droga injetável a cada três semanas, por seis meses; e na radioterapia, uma média de vinte e cinco sessões, de radiação, por cinco semanas seguidas.

 O Instituto Nacional do Câncer atende a mulheres de todo o Brasil, em sua maioria de baixa renda, realizando diagnósticos e tratando do câncer. Porém, centenas de pacientes não complementam o tratamento ambulatorial porque não moram no Rio de Janeiro e não têm condições financeiras para se hospedarem na cidade, além de outras centenas que sofrem, por estarem debilitadas, em viagens longas para poder fazer o tratamento.

 A função da AAMN é fornecer gratuitamente hospedagem, alimentação, transporte e assistência psicológica para pacientes, durante o período de tratamento ambulatorial no INCA, no Hospital Universitário do Fundão e no Hemorio, mediante convênio celebrado com estas entidades.

 Fundada em junho de 2004, como uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), é a primeira instituição vinculada ao INCA e aos outros dois hospitais a atuar neste segmento de serviços sociais no Rio de Janeiro.

  O objetivo da AAMN é mais do que salvar vidas. É também dar esperança, conforto e devolver à paciente de baixa renda uma vida produtiva junto à sua família, como alternativa para um cenário de abandono, desesperança e sofrimento.